Aviso Importante

Olá, se você chegou até esta versão do blog, através de algum link antigo ou pela pesquisa do Google,
acesse a versão atual do site em www.experienciasjornalisticas.com.
Desde outubro, por um problema técnico causado pela Oi Soluções pra Empresas, esta versão do site saiu do ar.
Para resolver o problema, o conteúdo do site foi hospedado em outro servidor e esta versão voltou a ser um blog.
Todos os posts e muito mais estão na versão atual e com o tempo, todo o site estará atualizado e funcionando corretamente.
Obrigado, André Correia

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Vale a pena fazer Jornalismo?

Estava conversando com a Natália, do blog N Coisas Minhas, minha amiga e colega de faculdade, e lembrando de várias pessoas que me perguntam se eu gosto de fazer jornalismo, eu pensei nesse texto, baseado nesta questão: Vale a pena fazer Jornalismo?

Eu vejo muitas pessoas que dizem que sonham em fazer faculdade de jornalismo, mas acabaram deixando para lá. Todo mundo tem um pouco de jornalista, só que não segue este caminho, e fica com este sonho. Outros seguem em frente, e se profissionalizam. Não acontece com todos, mas boa parte de quem fazer faculdade de jornalismo diz que este era o sonho desde a infância. É algo natural, porque gostamos de fazer isso. Jornalismo é um mundo, cheio de possibilidades. Mesmo que um jornalista fique em uma redação, ele não vai ficar parado. É uma profissão dinâmica, tem rotina, mas de repente, tudo pode mudar. Nova pauta, um furo de reportagem, uma mudança de editoria, um convite para outro setor completamente diferente. Jornalista tem que ser paciente, gostar de ouvir, saber falar, tem de tudo um pouco. Mas eu não vim falar da profissão.

Quando me perguntam qual curso eu faço, e eu respondo, vejo as mais diversas reações. Algumas pessoas dizem: "que ótimo", "que legal", "o curso deve ser ótimo de fazer", "você está gostando?", "como que é?". Muitas outras dizem que queriam fazer, mas mudaram de ideia, porque alguém fez elas desanimarem. Quem gosta de jornalismo, faz jornalismo até sem estar na faculdade. Jornalista trabalha em todo lugar, a qualquer hora. E se for para cursar, vai correr atrás. Eu já ouvi de tudo um pouco, e nem por isso desisti. Escolhi fazer este curso a vários anos, ainda no ensino fundamental, e nunca pensei duas vezes em trocar para outra área.

E, tem também aqueles que perguntam: "isso dá dinheiro?", "isso tem futuro?", "e acha emprego?", rebaixando o curso a categoria do "isso". As pessoas não percebem a importância de se ter bons jornalistas formados na nossa sociedade. Todo mundo só pensa nos médicos e engenheiros, mas esquecem dos professores, policiais, bombeiros, e também, dos jornalistas.

É claro que Jornalismo não é uma profissão que ganha bem, pelo contrário, a grande maioria ganha relativamente mal, só que ninguém deve entrar num curso pensando no dinheiro, porque pode acabar desistindo, não formando, ou se formar, vai trabalhar insatisfeito, porque está fazendo algo que "ganha bem", mas não é exatamente aquilo de a pessoa gosta.

Quem é competente sabe que um mercado fechado ou saturado não será a maior dificuldade encontrada na vida de um jornalista. Principalmente os mais novos, recém-formados, ou ainda estagiários. Mas em algum lugar do mundo, sempre tem uma vaga para quem é bom no que faz. Pode não ser da primeira vez, pode demorar, mas você vai achar uma vaga que te satisfaça. Nada na vida deve vir da maneira muito fácil, porque o que vem fácil, também vai embora fácil. Devemos batalhar pelos nossos sonhos, e a recompensa será muito boa.

Retomando a questão inicial, Vale a pena fazer Jornalismo? Eu acho que sim, vale a pena. Para quem está em dúvida, em qual curso fazer, e tem o jornalismo entre as opções, saiba que o curso é realmente muito bom de fazer, não é tão fácil quanto parece, mas é feito para quem gosta de ler, escrever, ter boas ideias, mas também para quem gosta de entrevistas, tirar fotos, fazer vídeos, porém, tudo de maneira profissional. Além de fazer vários amigos, conhecer pessoas legais, profissionais da sua área, mais experientes, e que vão te ensinar muita coisa. Mas isso você vai fazer em qualquer curso.

A época da faculdade é uma das mais agitadas, e passa muito rápido. Por isso, aproveitem, decidam, e encarem o desafio de ser jornalista, ou qualquer outra profissão que achar melhor. Antes eu pensava diferente, mas mudem de curso se precisar. É melhor mudar de curso, do que ficarem infelizes. Enquanto isso, vou continuar aqui, fazendo jornalismo, e respondendo as perguntas dos mais curiosos, que querem saber se fazer jornalismo vale a pena, principalmente quando você é do interior, e a faculdade de jornalismo mais próxima está a quase 200 km.


Pensem nisso, e boa sorte na escolha.


André F. Correia

9 comentários:

  1. Eu desde o final do ensino fundamental já pensava em fazer jornalismo, ou melhor, era uma das opções de tantas que já passaram em minha vida. Dentre todas me identifiquei mas com o lado da comunicação, pois eu gosto de escrever, de falar bem, tenho ideias a todo instante, isso que me faz seguir em frente. Esse ano vou começar o curso de jornalismo, quero seguir até o fim, e sempre me aprimorando, porque jornalismo está na veia.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito deste texto. Bem elaborado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado William. Você vai entrar em qual faculdade?
      Boa sorte na sua jornada.

      Excluir
  3. Que maneiroo! você descreveu exatamente da maneira que eu espero que seja o curso. to ansiosa para ir logo pra minha sonhada faculdade de jornalismo. E, quem sabe a gente não se esbarra em uma redação por ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Vanessa, que bom que gostou =D
      Boa sorte, você vai gostar da faculdade.
      E é isso ai, quem sabe encontramos por ai...

      Excluir
  4. Adorei o texto :D! A careira jornalística linda, cheia de adrenalina, e, particularmente adoro tudo ligado a jornalismo (tirar fotos, gravar e editar vídeos, escrever, ler) mas tenho uma grande dúvida porque gostar não é o mesmo que ter habilidade né... E se eu começar e não tiver habilidade? E se não aquilo que eu esperava (não digo em relação a ganhar altos salários mas sim ganhar algo razoável e também ter oportunidade de emprego)? Já me disseram que tenho habilidade (e eu até acredito que tenha) para direito mas o problema é que eu não sei se gosto. A verdade é que estou entra a cruz e a espada, já fiz mil testes vocacionais mas não consigo achar a resposta certa: Gosto de Jornalismo mas não sei se tenho habilidade para tal; tenho habilidade para direito mas não sei se gosto... Enfim, esse é meu ano de vestibular e tô desesperada pois não sei o que fazer!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto, apesar da reação que as pessoas têm quando comento que meu sonho é ser jornalista, acredito muito em meus sonhos para desistir diante desses pequenos obstáculos ;)

    ResponderExcluir
  6. É meu amigo... e quem nasceu para ser jornalista, roda todas as áreas; muda inúmeras vezes de curso. Mas como dizem os nossos conterrâneos do interior: " O bom filho a casa torna! " e aqui estou eu mudando mais uma vez, para fazer o tão sonhado curso de infância... e me encontrar!

    ResponderExcluir
  7. Eu amo jornalismo mais do que tudo no mundo e mesmo com minha mae ás vezes me pedindo para fazer farmácia, eu nao quero! Sempre sigo nessa frase de "trabalhe com o que gosta e nunca irá trabalhar", esse é o meu sonho de infancia e nunca mudei e quis mudar de curso. Ano que vem faço faculdade, estou terminando meu ensino médio e também espero passar numa federal. Acha que jornalismo hoje em dia com um curso de letras ou idioma ajuda? Beijos

    ResponderExcluir